top of page
Cartaz.jpeg
  • Instagram
download.png

“Terra Presente Ausente” (2020) apresenta pesquisas poéticas dos atuais membros do projeto “Arte e Natureza: Poéticas e Pedagogias da Mãe Terra”, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Suas criações dialogaram direta ou indiretamente com desafios importantes do Antropoceno intensificados na pandemia - como etnocídio e o ecocídio. Vimos os biomas queimarem ainda mais em nome de um progresso para poucos. A Terra se tornar mais ausente para milhares de espécies e centenas de grupos humanos. A propriedade se sobrepor à existência respeitosa.

 

Nas obras de “Terra Presente Ausente” vemos ressonâncias autobiográficas desse contexto macro. Às violações dos Direitos Humanos e dos Direitos da Natureza os artistas respondem em múltiplas linguagens com gestos delicados, processos de autocuidado e conexão com à Terra e suas ancestralidades.

Seguiremos respirando para que todos os grupos humanos, e todas as formas de vida, possam respirar. Que sigam presentes Arte, vida e a Terra - nossa casa, nossa mãe e grande mestra.

bottom of page